A história de Aparecida se confunde e se mistura com a história da santa padroeira do Brasil, Nossa Senhora Conceição Aparecida.
Em meados de 1717, chegou a notícia de que o Conde de Assumar, Dom Pedro Almeida e Portugal, governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela pequena Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, atual cidade de Ouro Preto.
Era necessário que pescadores da região trouxessem do rio Paraíba quantos peixes conseguissem pescar, a fim de oferecer um banquete ao ilustre visitante e sua comitiva. Grande quantidade de pescado deveria ser salgada para que eles levassem na viagem até Vila Rica.
A época não era boa para pescar, mas mesmo assim, foram convocados os pescadores, entre eles Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso. Colocaram suas canoas no rio e lançaram as redes várias vezes, sem sucesso. Pararam desanimados e abatidos pelo cansaço no Porto Itaguaçu.
Numa última tentativa, João Alves jogou mais uma vez sua rede e sentiu algo pesado. surpreendeu-se ao puxar a rede e encontrar uma imagem sem cabeça, com anjos esculpidos ao redor dos pés. Lançou novamente a rede e o que veio à tona foi a cabeça da imagem, que se ajustava perfeitamente ao corpo. Após encontrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição, os peixes surgiram em abundância, para os três dedicados pescadores.
Durante 15 anos a imagem ficou sob os cuidados de Filipe Pedroso e sua família, em casa, onde reuniam vizinhos e parentes para rezar, mas logo o lugar ficou pequeno, devido ao grande número de devotos que por ali passavam.
O lugarejo pertencia a cidade de Guaratinguetá, depois tornou-se Distrito de Aparecida, passando a Vila, e em 1928, emancipou-se de Guaratinguetá.
A origem do nome da cidade, foi em decorrência ao fato dos três pescadores terem encontrado a imagem milagrosa de Nossa Senhora Aparecida nas águas do rio Paraíba.
Hoje Aparecida é conhecida como a Capital da Fé. Recebe inúmeros turistas e devotos durante todo o ano, mas no mês de Outubro, dedicado a Nossa Senhora Aparecida, vêm romeiros a pé de todos os lugares, agradecer e pedir graças a Padroeira do Brasil.
Fonte: Vale do Paraíba Paulista, Região Serrana e
Litoral Norte. Secretaria de Ed. e Cultura Pindamonhangaba
|
Os pescadores encontram o corpo da Santa - foto retirada da internet |
|
Matriz Velha de Nossa Senhora Aparecida - foto retirada da internet |
|
Basílica de Nossa Senhora Aparecida - foto retirada da internet |